Bem-vindo
 Bem-vindo ao site brasileiro sobre o videogame 3DO. Console multimídia de 32-bit lançado nos anos 90. E-mail para contato: geracao3do@walla.com
[Homepage] [História] [Hardware]
[Modelos] [3DO M2] [Software]
[Emulador] [BIOS] [ISOs]
[Reviews] [Cheats] [Studio3DO]
[Links] [Revistas] [Autor]
iSeparador

[Modelos]

1. Modelos populares

1.1 Panasonic FZ-1

A primeira companhia a desenvolver um sistema com a tecnologia 3DO foi Panasonic com o modelo FZ-1 [Figura 1]. O modelo utilizava uma bandeja frontal e motorizada para a unidade de CD-ROM. Na lateral havia uma porta de expansão contendo 32 KB para backup alimentado por bateria. O preço inicial era de U$ 699.99, incluía controles, cabos AV e um disco demonstrativo [VIDGAME.NET, 2006]. O preço era elitista, mas era a plataforma mais avançada para a época, ano de 1993, onde ainda reinavam Mega Drive e SNES. Nem a expansão Mega CD para Mega Drive eram capaz de chegar aos mesmos patamares visuais e sonoros. Lançado oficialmente no Japão, Ásia, América do Norte e Europa [WIKIPEDIA, 2006].

Obs. Clique na imagem para detalhar o modelo.

Figura 1: Panasonic FZ-1, o primeiro modelo de 3DO. (clique aqui para detalhar no site Vidgame.net)
Figura 1: Panasonic FZ-1, o primeiro modelo de 3DO.
#topo | #menu

1.2 Panasonic R·E·A·L FZ-10

O FZ-10 [Figura 2] foi o modelo sucessor do Panasonic FZ-1 e era uma alternativa de baixo custo. Ao invés de utilizar uma bandeja motorizada, seu sistema de carregamento era manual e situado na parte superior da unidade. Também possuía uma porta de expansão contendo 32 KB para backup alimentado por bateria. Utiliza um software de gerenciamento de memória e acompanhava cabos AV, um controle e o jogo Gex. Este modelo não era compatível com alguns upgrades propostos no modelo FZ-1 [VIDGAME.NET, 2006]. Lançado no Japão, América do Norte e Europa [WIKIPEDIA, 2006].

Obs. Clique na imagem para detalhar o modelo.

Figura 2: Panasonic FZ-10 versão econômica do FZ-10. (clique aqui para detalhar no site Vidgame.net)
Figura 2: Panasonic FZ-10 versão econômica do FZ-10.
#topo | #menu

1.3 Goldstar (LG) 3DO

Provavelmente o mais barato dos "3DOs" fabricado,o  preço de lançamento do modelo da Goldstar (Atual LG Electronics) [Figura 3] era de U$ 399.99. Jogos como Fifa Soccer e Shockwave acompanhavam o pacote. Conforme nos sistemas da Panasonic, continha 32KB de memória [VIDGAME.NET, 2006]. Lançado na América do Norte, Coréia do Sul e Europa [WIKIPEDIA, 2006]. Download do manual de PDF

Obs. Clique na imagem para detalhar o modelo.

Figura 3: Goldstar 3DO o modelo mais barato. (clique aqui para detalhar no site Vidgame.net)
Figura 3: Goldstar 3DO o modelo mais barato.
Download do manual de PDF
#topo | #menu

1.4 Sanyo T.R.Y. 3DO System

Considerado pelos entusiastas o sistema 3DO de melhor design, o T.R.Y [Figura 4,5,6] fabricado pela Sanyo em 1994, também é uma raridade para os colecionadores do ocidente, dado o lançamento limitado ao mercado japonês. O preço era de 54,800 yen (U$ 548) [FINDARTICLES, 1994].

Figura 4: Raridade! Sanyo T.R.Y. 3DO.
Figura 4: Raridade! Sanyo T.R.Y. 3DO
(Clique na imagem para ampliar)
 
Figura 6: 3DO ALIVE IIigura 6: Sanyo T.R.Y. 3DO com o controle
Figura 5: Parte frontal do Sanyo T.R.Y. 3DOFigura 6: Sanyo T.R.Y. 3DO com o controle
  
#topo | #menu

1.5 3DO BLASTER CARD da Creative Labs para PC

Esta placa (PC Card do tipo ISA) [Figura 7] fabricada pela Creative Labs. transformava computadores IBM PC baseados em MS-Windows em uma plataforma 3DO compatível. Entretanto, tal produto foi comercializado por um curto período de tempo nos E.U.A, Reino Unido e oriente, devido ao fato do 3DO não ter se popularizado. Acompanhava um controle, dois jogos, cabos e softwares de instalação. Uma curiosidade a respeito desta placa era a inclusão de dois softwares, o Photostyler SE para edição fotográfica e uma coleção de efeitos artísticos chamada Aldus Gallery Effects Vol.I [PEDRAZZINI, 2005].

Figura 7: A 3DO Blaster transformava um PC em um completo sistema 3DO.
Figura 7: A 3DO Blaster transformava um PC em um completo sistema 3DO.

Também foi proposta uma placa complementar para a execução de FMV (Full Motion Video), cuja capacidade principal seria reproduzir VideCD. Infelizmente não foi concebida [PEDRAZZINI, 2005].

Requerimentos:

¹Está placa não funcionava no MS-DOS.

²Planejavam lançar versões com suporte para outros modelos de CD-ROM.

#topo | #menu

1.6 Goldstar (LG) 3DO ALIVE II

Não tenho maiores informações sobre este modelo [Figura 8], foi lançado oficialmente na Coréia do Sul [Figura 9]. Para o envio de quaisquer informações: geracao3do@walla.com.

Figura 8: 3DO ALIVE IIFigura 9: Etiqueta "MADE IN KOREA"
Figura 8: 3DO ALIVE IIFigura 9: Etiqueta "MADE IN KOREA"
  
#topo | #menu

2. Outros modelos e protótipos

2.1 AT&T 3DO Player

Um modelo da AT&T [Figura 10] foi planejado para a utilização em redes e comunicação, incluindo a transmissão de jogos. O periférico (integrado) que possibilitaria estes benefícios seria um modem, intitulado "voicespan". O projeto foi cancelado e a AT&T deixou o mercado dos videogames definitivamente [ALZARIUS, 2005].

Figura 10: AT&T 3DO. Ideais de comunicação que ficaram na promessa.
Figura 10: AT&T 3DO. Ideais de comunicação que ficaram na promessa.

2.2 Samsung 3DO Player

Apresentado no verão de 1994 na CES em Chicago, este modelo não chegou a ser comercializado. O 3DO Player da Samsung [Figura 11] ofereceria suporte para uma placa decodificadora MPEG integrada, possibilitando a utilização de VCD (Video CD) e outros formatos para a reprodução de vídeo [ALZARIUS, 2005].

Figura 11: 3DO Player da Samsung prometia suporte para VCD.
Figura 11: 3DO Player da Samsung prometia suporte para VCD.

3. Unidades de debug

3.1 3DO FZ-10 Debugging unit e 3DO FZ-1 Debugging unit

Estas unidades 3DO FZ-10 [Figura 12,13] e 3DO FZ-1 [Figura 14,15] eram utilizadas para a realização de testes em jogos no estágio beta. Também funcionavam, como os consoles convencionais, bastava realizar a troca de função na chave seletora (localizada na traseira do console). No item 3. Sistema operacional e desenvolvimento na secção História há informações a respeito do desenvolvimento na plataforma 3DO.

Figura 12Unidade de debug. Aparentemente um console convencional.Figura 13: Chave seletora para a ativação do modo normal ou modo debug.
Figura 12: Unidade FZ-10 de debug.
Aparentemente um console convencional.
Figura 13: Chave seletora para a ativação
do modo normal ou modo debug.
  
Figura 14: Unidade FZ-1 de debug. Aparentemente um console convencional.Figura 15: Chave seletora para a ativação do modo normal ou modo debug.
Figura 14: Unidade FZ-1 de debug.
Aparentemente um console convencional.
Figura 15: Chave seletora para a ativação
do modo normal ou modo debug.
#topo | #menu

4. 3DO ROBO hotel unit

O 3DO ROBO [Figura 16] foi um modelo produzido no mercado japonês e equipado com um sistema CD-CHARGER para 4 CDs. Um produto com uma finalidade prática no mínimo curiosa, pois os proprietários de hotéis e motéis adotavam este modelo como um serviço adicional em seus estabelecimentos. Seu design permitia encaixar-lo em qualquer prateleira.

Figura 12: 3DO ROBO hotel unit.
Figura 16: 3DO ROBO hotel unit.
(Clique na imagem para ampliar)
#topo | #menu

ANEXOS

Anexo 1: Outras imagens da unidades de debug

Anexo 2: Pôster do Goldstar 3DO ALIVE II

485x600px1635x2040px
Poster do  Goldstar 3DO ALIVE II 485x600 pixelsPoster do  Goldstar 3DO ALIVE II 1635x2040 pixels
Pôster do Goldstar 3DO ALIVE II
(Clique para ampliar!)
#topo | #menu

FONTES CONSULTADAS

#topo | #menu
Separador

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!